segunda-feira, 5 de setembro de 2011

INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA

Definições segundo o Dicionário Michaelis:

in.flu.ên.cia


sf (lat influentia) 1 Ato ou efeito de influir. 2 Poder ou ação que alguém exerce sobre outrem ou sobre certos fatos ou negócios. 3 Prestígio, preponderância, poder ou ação sobre outro. 4 Autoridade moral. 5 Preponderância. 6 Influxo. 7 Entusiasmo. 

 cul.tu.ra


sf (lat cultura) 7 Aplicação do espírito a uma coisa; estudo. 8 Desenvolvimento que, por cuidados assíduos, se dá às faculdades naturais. 9 Desenvolvimento intelectual. 10 Adiantamento, civilização. 11 Apuro, esmero, elegância. 12 V culteranismo. 13 Sociol Sistema de idéias, conhecimentos, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade. (ver. Daniel 1.17) 14 Antrop Estado ou estágio do desenvolvimento cultural de um povo ou período, caracterizado pelo conjunto das obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período; conteúdo social. 

i.gre.ja


sf (port ant eigreja, do gr ekklesía, pelo lat) 1 Templo dedicado ao culto cristão. 2 Conjunto de cristãos unidos pela mesma fé e sujeitos aos mesmos guias espirituais. 3 Catolicismo. 4 Autoridade eclesiástica. 5 Clerezia. 6 P ext Qualquer templo consagrado ao culto divino ou uma comunidade religiosa em geral. Dim irreg: igrejório, igrejola. I. Anglicana: a religião oficial da Inglaterra, separada do catolicismo romano. I. Copta: Igreja dos cristãos egípcios, que, em 451, se separaram da Igreja Ortodoxa. A comunidade copta estende-se até a Abissínia. I. Católica: aquela cujo chefe visível é o papa. I. do Ocidente: o mesmo que Igreja Católica. I. do Oriente: a que não reconhece a supremacia do papa. I. Evangélica: designação geral das corporações religiosas da Reforma. I. Grega: o mesmo que Igreja do Oriente. I. matriz: a que tem jurisdição sobre outras de uma dada circunscrição (também se diz simplesmente matriz). I. militante: congregação dos fiéis que, ainda aqui na Terra, se empenham na milícia da fé. I. Ortodoxa: o mesmo que Igreja Grega. I. primitiva: a dos primeiros tempos do cristianismo. I. Protestante: a que só reconhece a autoridade da Bíblia. I. Reformada: o protestantismo, especialmente o calvinismo. I. estacionais: aquelas em que se fazem estações nos tempos de jubileu. I. suburbicárias: aquelas que compõem a diocese de Roma e estão sujeitas ao domínio papal. I. triunfante: assembléia dos fiéis que já gozam da bem-aventurança eterna. Casar na igreja verde: amasiar-se.

A nossa cultura é a própria "Escritura Sagrada". Nós vivemos numa cultura sobre cultura, ou seja, a cultura da nossa regra de fé deve prevalecer sobre a cultura popular (mundana = moda, conceitos e hábitos praticados pelos ímpios, que são contrários a Bíblia).

Observe que nos versículos 26 e 28 da leitura bíblica em classe usa-se a expressão "domine e dominai respectivamente", as duas variações do verbo dominar traz um sentido de poder, autoridade, superioridade (Ver. PODERES (#/RC Cl 1.16). Ver. PODER (5) (#Ef 1.21).). Dessa forma, entendemos que há um constante conflito de culturas, costumes e hábitos, no caso da fé cristã genuína, esta, até hoje, tem provado que não se trata de uma simples filosofia de vida, ao contrário é o padrão de todos aqueles que desejam agradar ao Criador. Quem realmente foi influenciado por esta cultura nunca vai esquecê-la, pode até deixar de praticá-la, no entanto, algum evento sempre vai remeté-lo a ela. (Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Almeida Corrigida e Revisada Fiel Pv 22.6).

Definição Dicionário Michaelis

do.mi.nar
(lat dominare) vtd e vti 1 Exercer domínio sobre; ter autoridade ou poder em ou sobre: Roma dominou a Grécia. Ditadores dominam não somen­te em países incultos. "...dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre todos os animais..." (Bíblia, Gênesis, 1, 28 - trad. do Pe. Matos Soares). vtd e vti 2 Ter autoridade, ascendência ou influência total sobre; prevalecer: Mulheres há que dominam os maridos. Nele dominava a razão. vtd 3 Conter, refrear, reprimir, subjugar, vencer: Dominar o mau gênio. 

Certa vez o apóstolo Paulo disse:

Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. 1 Coríntios 9:19

Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 1 Coríntios 9:22

E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 1 Coríntios 9:20

Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:21

Temos um limite quando passamos a entrar em contato com outras culturas especialmente com aquelas que são totalmente opostas a nossa, por exemplo, missionários com missão transcultural. Esse limite em muitas situações se separa por apenas uma linha tênue, é aí onde reside o perigo, pois podemos estar tão próximos que se não vigiarmos e não soubermos em quem temos crido seremos influenciados e consequentemente uma presa fácil.

Portanto, não se deve impor cultura alguma, apenas praticá-la, no que nosso caso pelo exemplo atrairá a muitos!