sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Neemias Lidera um Genuíno Avivamento

Motivação

Hoje, precisamos de um Neemias? De um avivamento? Ou dos dois?

Na verdade, influenciar é a maior missão de um autêntico líder.

Considere "Neemias" um Agente do Reino que foi necessário para o avivamento se concretizar, afinal,  alguém precisava enxergar o que os moradores do local devastado não estavam querendo exergar.

É relevante entender que, se faz necessário um agente motivador, para algo acontecer! Você está sendo motivado pelo quê? Você motiva quem, com o quê?

Arrependimento

O que podemos compreender é que avivamento faz referência a arrependimento. Não devemos confundir a expressão "avivados" (arrependidos) com "conformados" (complacência com os modismos).

O verdadeiro avivamento tem que passar obrigatoriamente pelo ensino da Palavra de Deus, visto esta ter o único Poder regenerador real e transformador definitivo de vidas!

Mudanças acontencem... alguém deixa de fumar, beber, se prostituir e etc., porém, são mudanças temporárias, a qualquer momento, poderá bater àquela vontade e mais cedo ou mais tarde, termina a pessoa voltando a praticar o que tinha deixado de fazer; no entanto, a mudança gerada pela Palavra de Deus, está sim, produz arrependimento, mudança de direção, ou seja, jamais voltará a praticar o que fazia antes.

Contexto da Lição

Observe que no vv. 5 da leitura bíblica, só o fato de ser aberto o livro da lei, o povo fez reverência, levantando-se para ouvir a Palavra atentamente, entretanto, o que hoje podemos perceber é a falta de respeito à Palavra, quando não conversam, se levantam distríndo atenção do culto para beber água ou ir ao banheiro e etc. Aprendamos com este exemplo do povo judeu, de reverência e respeito as coisas divinas!

O vv. 9 revela talvez o maior avivamento do Antigo Testamento, ouvindo a Palavra, choravam; hoje, nos cultos quase nunca se vê, alguém chorar com a mensagem pregada, e na Santa Ceia, em muitos lugares quase ninguém se constrange com a lembrança do sacrifício de Cristo. Na atualidade a desatenção é tão grande, seria esse o motivo do esfriamento espiritual? A insensibilidade espiritual é generalizada!

O fato de terem saído da babilônia, libertos da escravidão, como ter recebido um beneficio, talvez isso tenha criado um sentimento de constrangimento no coração do povo, por tal favor imerecido, e com isso, quiça tenha gerado o arrependimento, como ponto de partida para a sensibilização nacional.

E ao ouvir a Palavra...

A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus.
O arrependimento genuíno só é efetuado mediante a Palavra
Então, a fé e o arrependimento estão alicerçados na Sacrossanta Palavra de Deus.

O povo só chorou, porque entendeu a mensagem, então, hoje mais do que nunca precisa fazer-se entendido, compreensível para alcançar o objetivo.

O verdadeiro avivamento traz mudanças em todas as áreas de nossas vidas. Enfim, o avivamento traz uma sobrecarga de satisfação inigualável.

Por fim,

A libertação do cativeiro...
O Templo reconstruído...
Os muros reerguidos...
Tudo isso, não foi comparado com o resultado proporcionado pela explanação da Palavra de Deus! Aleluia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário