sábado, 22 de dezembro de 2012

Zacarias - O Reinado Messiânico


Observe que em toda a Bíblia o Eterno sempre procurou estabelecer um povo, um território, o que tentou com os hebreus, e que mais tarde foram chamados de nação de Israel tendo por território o lugar denominado pelo Altíssimo de “Lugar que mana leite e mel = Canaã” (cf. Dt 6.9), porém, é interessante notar que para que a vontade de Deus se concretizasse só faltava um item para completar a tríade determinante de uma Nação/Estado/País, com o povo e o território que eram as leis, as diretrizes ou seja, as regras, porque nenhum povo subsiste sem normas de conduta.

O Reinado Messiânico é citado na profecia de Daniel (cap.2) quando na visão do sonho de Nabucodonosor, onde uma pedra arremessada sem mãos destruía a estátua, esta Pedra representa a pedra que os construtores rejeitaram, a principal de esquina, a qual Pedro se referiu depois que o paralítico fora curado, Jesus Cristo o Filho de Deus! (cf. Dn 2.44,45).

Entendemos pela Escritura Sagrada que para que o reinado messiânico ou milenial aconteça, como se trata de um evento escatológico, se faz necessário acontecerem antes os seguintes eventos futuros:

1.     Arrebatamento da Igreja (cf. 1 Co 15.51,52)
2.     Julgamento das obras (dos que foram arrebatados = receber galardão/recompensa) (cf. 1 Co 3.12-15)
3.     Bodas do Cordeiro (cf. Ap 19.7-9)
4.     Grande Tribulação (cf. Mt 24)
5.     Prisão de Satanás (cf. Ap 20)
6.     Reinado Milenial

Depois de Satanás ter sido amarrado, é lançado no “abismo” onde é encerrado completamente, ou seja, permanecerá aprisionado por mil anos. Não lhe será permitido exercer nenhuma atividade na terra até o final do milênio. 

O milênio será uma época diferente da que vivemos, Deus restaurará Israel à sua terra que ainda hoje é palco de disputas com os palestinos e proporcionará também uma restauração espiritual (cf. Zc 9.16). 

O Espírito Santo fará uma obra transformadora nos seres humanos, inclusive a atmosfera ficará livre de poluição. 

As nações que participarão do reinado milenial são citadas na Bíblia provavelmente serão aquelas nações que de certa forma ajudarão a Israel quando na perseguição, quando de fato reconhecerem que o Anticristo não é o Messias que eles aguardavam ser.

Passados os mil anos, Satanás será solto do abismo “por um pouco de tempo”. Ele voltará a praticar o engano, iludindo as nações para que se rebelem contra a autoridade e a vontade de Deus. Visto que os crentes já estarão para sempre com o Senhor (cf. 2 Ts 4.17), o enganados por Satanás serão muito provável os que tiverem nascido durante o milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário