quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ELIAS, O TISBITA

HEBRAICO: ELIYAHU OU ELIYA "Meu Deus é o Senhor"

O primeiro grande profeta do reino de Israel do norte, Elias ganhou fama como quem aparecia e desaparecia como o vento - como se o Espírito de Deus o tivesse trazido e arrebatado. O narrador de 1 Rs certamente fomenta essa fama ao apresentar o profeta sem uma palavra referente ao seu passado. Além disso, Elias era reconhecido por suas vestes, ou seja, seu estilo era próprio e não seguia os costumes de sua época, apenas tinha um forte caráter e nada substituía sua fé e confiança em Deus; Elias não era um super profeta, era simplesmente um homem chamado por Deus para um propósito e atendeu obedientemente! Tudo o que Elias profetizara, acontecera em sua época, detalhe Acabe reinou 22 anos e Elias foi arrebatado algum tempo depois... Precisamos hoje da coragem de Elias!


Elias diante do rei Acabe quando profetizava a seca em Israel


Elias provavelmente nasceu na década anterior a 900 a.C. e cresceu em Tesbi, uma povoação tão distante do centro da vida israelita e tão insignificante que não é mencionada em nenhum outro lugar na Bíblia. Tesbi ficava em Galiléia, uma região ao leste do Jordão à beira do grande deserto da Arábia. Pouco influenciado pelo estilo de vida mais abastado, até luxuoso, de Canaã central, o povo de Galiléia tendia a manter as antigas tradições estritas de Israel provenientes dos anos em que viveu como nômade no deserto. Eram adeptos apenas do Senhor e desprezavam o cultos de fertilidade e os muitos deuses cananeus.

Região da Galiléia
A Galiléia foi originariamente habitada por montanheses habituados desde a infância à luta em defesa de suas férteis terras. 
Região setentrional da antiga Palestina, correspondente à parte norte do atual Estado de Israel, a Galiléia foi palco de muitos episódios da vida de Cristo. São imprecisas suas fronteiras bíblicas, mas sabe-se que fazia parte do território ocupado pela tribo dos neftalitas.
A Galiléia atual limita-se ao sul pela Samaria e pela região do Carmelo, a leste pelo rio Jordão, a norte pelo rio Leontes e a oeste pelo mar Mediterrâneo. Divide-se geograficamente em duas áreas, a alta e a baixa. Integram a alta Galiléia, que de certo modo é uma continuação do Líbano, montanhas separadas por desfiladeiros e gargantas estreitas. A baixa Galiléia é uma região de colinas. Ambas são bem servidas de chuvas e têm clima ameno e temperado. A desagregação das camadas de lavas, espalhadas sobre a região pelo vulcanismo de antigas eras geológicas, fez surgir um solo reconhecidamente fértil. Nas vertentes das montanhas se cultiva trigo, aveia, centeio e milho. Toda a região é sujeita a terremotos.
Tisbe (também transcrito Tisbé) era, segundo a tradição, a cidade de Listib, localizada a 8 quilômetros ao norte do Rio Jaboque. É o local de nascimento de Elias, o Profeta (1 Reis 17:1). No entanto, pensa-se agora que é mais provável que Tisbe fosse localizado emNaftali (Tisbe em Tobias - livro apócrifo - 1:2), porque Listib é conhecida por ter sido desabitada durante o tempo do reino do norte.