domingo, 2 de março de 2014

As Leis Civis Entregues por Moisés aos Israelitas



"Um dos maiores legados mosaicos deixados para nós é o conjunto de leis civis, penais, trabalhistas e relações sociais. Na lei mosaica constata-se pela primeira vez, um maior uso de penas proporcionais aos crimes cometidos, a não distinção de aplicação de pena por classe social do criminoso ou da vítima; a figura do dano moral; a distinção entre homicídio acidental, desculpável e justificável; e muitas outras medidas legais pioneiras."

A ordem social, as boas relações, a educação e o compromisso com o respeito alheio advêm de um nível superior de existência, é vontade de Deus que os homens se respeitassem e se considerassem mutuamente, porém, ao longo da história da humanidade reconhecemos que alguns tentaram usar seu semelhante como se fossem meramente cifras e números.

Há uma infinidade de leis e procedimentos garantidos na lei mosaica, porém, em suma, observemos que o sentido e a razão de sua aplicação se baseava na famosa de Lei de Newton "ação e reação", onde para cada comportamento errado teria como consequência uma punição, restrição e no último caso a morte. Quem praticasse, já conheceria o resultado. se hoje ainda vemos atrocidades com as leis em pleno vigor, imaginem se não tivêssemos disponíveis a legislação. 

O registro de leis deixa claro que ninguém pode se excusar de conhecimento de tais leis, dizendo que não sabia, porque depois de promulgada fica subtendida que todos a conhecem! Se não existisse leis, regras, diretrizes, o raciocínio dedutivo ou indutivo, sem dúvidas, ainda seríamos homens e mulheres na era das cavernas! Mas somos gratos a Deus e em parte a evolução da ciência e tecnologia, embora saibamos que estas têm alguns resquícios de sentidos divergentes na criação e implementação de tais leis!




Nenhum comentário:

Postar um comentário